O que fazer em Piratuba: guia completo

O que fazer em Piratuba: guia completo

Descubra o que fazer em Piratuba, conheça suas águas termais, cultura vibrante e aventuras naturais. Planeje sua viagem e explore o melhor desta joia catarinense!

Nas profundezas do interior de Santa Catarina, onde as paisagens verdes se encontram com o céu azul, encontra-se Piratuba, uma joia escondida que tem atraído visitantes de todo o Brasil e até de países vizinhos.

Conhecida como o "Paraíso das Águas Termais", esta cidade encantadora é um refúgio para aqueles que buscam relaxamento, bem-estar e uma conexão profunda com a natureza.

Breve histórico da cidade e suas águas termais

A história de Piratuba é tão quente e envolvente quanto suas águas. Fundada no início do século XX, a cidade ganhou notoriedade na década de 1960, quando, em uma busca por petróleo, descobriu-se, por acaso, um lençol de águas sulfurosas.

Estas águas, emergindo das profundezas da terra a temperaturas que beiram os 40°C, logo se tornaram o principal atrativo da região.

Situada a poucos quilômetros da divisa com o Rio Grande do Sul, Piratuba tornou-se um ponto de encontro para turistas de ambos os estados, consolidando-se como um dos principais destinos termais do Brasil.

Mas as águas termais são apenas o começo. Ao se perguntar o que fazer em Piratuba, você se encontrará diante de várias opções de atividades e experiências que vão muito além das piscinas quentes.

Então, prepare-se para mergulhar não apenas nas águas, mas também na cultura, história e belezas naturais que Piratuba tem a oferecer.

Seja bem-vindo ao paraíso catarinense!

Letreiro de Piratuba

Principais passeios: descubra o que fazer em Piratuba

Piratuba conta com atrações naturais, históricas e culturais, sendo um destino que promete encantar a todos. Prepare-se para uma viagem cheia de descobertas e aventuras.

As famosas Termas de Piratuba

O coração pulsante de Piratuba são suas águas termais. Se tem uma única coisa que você precisa fazer em Piratuba, é visitar o Parque das Águas Termais.

Este é um verdadeiro santuário de relaxamento, onde as águas quentes brotam do solo, proporcionando benefícios terapêuticos e momentos de puro deleite.

Aqui, você pode mergulhar em piscinas aquecidas, desfrutar de tobogãs e até mesmo acampar sob as estrelas.

Parque de Águas Termais em Piratuba SC

Aventura e natureza: rapel, escalada e parques

Para os amantes da adrenalina, Piratuba oferece atividades como rapel e escalada, permitindo que os visitantes desafiem seus limites enquanto apreciam vistas panorâmicas.

O Parque dos Três Pinheiros, por sua vez, é um convite à exploração, com sua coleção de animais exóticos e o encantador Minimundo, repleto de miniaturas.

Cultura e história: Estação Ferroviária e Casa da Memória

A herança cultural de Piratuba é preservada em locais como a Estação Ferroviária, que abriga um museu e duas locomotivas a vapor, remanescentes de uma era passada. A Casa da Memória é um portal para o passado da cidade, com suas fotografias e artefatos que contam a história de Piratuba.

Outras atrações

  • Usina Hidrelétrica Machadinho: Uma imersão no mundo da produção de energia, com visitas guiadas.
  • Rota do Engenho: Passeio de ônibus que destaca a cultura local, com degustações e pontos turísticos.
  • Rota da Amizade: Explore cidades vizinhas e descubra a riqueza cultural da região.
  • Centro de eventos Piratuba: O epicentro de festivais, shows e celebrações culturais.
  • City tour de Jardineira: Um passeio panorâmico pelos principais marcos da cidade.
  • Praça do Ferroviário: Um lugarzinho tranquilo, bom para relaxar um pouco depois do almoço.
  • Parque da Cascata em Ipira: Uma aventura natural, com trilhas, fauna e flora.
  • Rota do chopp: Uma celebração da tradição cervejeira da região, com degustações imperdíveis.
  • Trem das Termas: Uma viagem pitoresca de locomotiva à vapor, cruzando paisagens deslumbrantes.

Com tantas opções à disposição, não é de se admirar que Piratuba seja um dos destinos mais procurados de Santa Catarina.

Cada canto da cidade tem uma história para contar, uma experiência para oferecer e memórias para criar.

Então, quando pensar em o que fazer em Piratuba, lembre-se de que a verdadeira magia está em explorar e descobrir.

Hospedagem em Piratuba: conforto e tranquilidade

Após um dia cheio em Piratuba, nada melhor do que descansar em um local aconchegante e confortável.

A cidade oferece uma variedade de opções de hospedagem, desde luxuosos resorts até pousadas mais simples, mas igualmente acolhedoras.

Se você está planejando sua viagem e se perguntando o que fazer em Piratuba em termos de acomodação, aqui estão algumas sugestões para ajudá-lo a tomar a melhor decisão.

Hotel Rouxinol em Piratuba SC

Thermas de Piratuba Park Hotel: luxo e lazer

Considerado um dos melhores hotéis da região, o Thermas de Piratuba Park Hotel é sinônimo de luxo e comodidade.

Com uma infraestrutura impecável, o hotel oferece piscinas termais, spa, sala de jogos, bar na piscina e atividades recreativas para crianças. Os quartos são espaçosos e elegantemente decorados, garantindo uma estadia relaxante.

Além disso, o hotel organiza festivais gastronômicos, tornando sua experiência ainda mais saborosa. Se você busca uma estadia premium, este é o lugar ideal.

Opções econômicas e aconchegantes

Para aqueles que buscam opções mais acessíveis sem comprometer o conforto, Piratuba tem uma variedade de pousadas e hotéis que se encaixam perfeitamente no orçamento de qualquer viajante.

  • Pousada das Águas: Uma opção econômica que oferece um excelente custo-benefício. Com quartos confortáveis e um ambiente familiar, é ideal para quem busca simplicidade e aconchego.
  • Pousada Center: Perfeita para casais, esta pousada oferece quartos de luxo e uma atmosfera romântica.
  • Hotel Paraíso: Com uma piscina ao ar livre e áreas de lazer, é uma opção ideal para famílias que buscam diversão e relaxamento.

Seja qual for sua escolha, o importante é que você se sinta em casa. Piratuba tem acomodações para todos os gostos e bolsos, garantindo que sua estadia seja tão memorável quanto os passeios pela cidade.

Gastronomia local: sabores que encantam

A culinária de Piratuba é uma verdadeira celebração de sabores, cores e tradições. Com influências que vão desde as cozinhas italiana e alemã até as raízes caboclas, a cidade oferece uma experiência gastronômica que promete aguçar os paladares mais exigentes.

Se você está se perguntando o que fazer em Piratuba quando o assunto é comida, prepare-se para uma jornada de descobertas culinárias.

Influências italianas, alemãs e caboclas

A herança italiana se faz presente em deliciosas massas, risotos e pizzas, preparados com ingredientes frescos e muito amor. Já a influência alemã pode ser saboreada nas salsichas, chucrutes e, claro, nos tradicionais pães e tortas.

Mas Piratuba também celebra suas raízes caboclas, com pratos à base de milho, como a pamonha e o curau, além de carnes defumadas e ensopados que remetem à simplicidade e riqueza do interior brasileiro.

Cada garfada é uma viagem pela história e cultura da região, fazendo com que cada refeição seja uma experiência única.

Eisbein servido no Caxias Thermas Hotel

Cervejarias e doces típicos

E para acompanhar tais iguarias, nada melhor do que as cervejas artesanais da região. A Cervejaria Berg Bier, localizada em Ipira, é um exemplo de como a tradição cervejeira alemã foi perfeitamente adaptada ao clima e ao gosto brasileiro, resultando em bebidas refrescantes e saborosas.

Mas não podemos falar de gastronomia em Piratuba sem mencionar os doces. A Casa do Chocolate é um verdadeiro paraíso para os amantes de doces, oferecendo uma variedade de chocolates, strudels e outras delícias que refletem a influência germânica na confeitaria local.

Dicas extras para aproveitar Piratuba ao máximo

Piratuba é um destino que encanta em qualquer época do ano, mas com algumas dicas práticas, sua viagem pode se tornar ainda mais especial.

Para aproveitar ao máximo sua estadia, aqui estão algumas sugestões que vão enriquecer sua experiência e garantir momentos inesquecíveis.

Trem das Termas em Piratuba SC

Melhores Épocas para Visitar

Piratuba é encantadora o ano todo, mas cada estação oferece uma experiência única:

  • Verão (dezembro a março): É a época mais quente e também a mais movimentada. As piscinas termais são uma excelente opção para se refrescar. Além disso, os festivais locais e os eventos culturais estão a todo vapor.
  • Outono (abril a junho): Com temperaturas mais amenas e a natureza exibindo tons dourados, é o momento ideal para quem busca tranquilidade e quer apreciar a beleza natural da cidade.
  • Inverno (julho a setembro): A estação mais fria do ano torna as águas termais ainda mais convidativas. É também a época dos festivais gastronômicos, onde a culinária local é a grande estrela.
  • Primavera (outubro a dezembro): A cidade se enche de cores com a floração das árvores e flores. É uma época perfeita para passeios ao ar livre e atividades em meio à natureza.

Atividades para famílias e casais

  • Para famílias: O Parque dos Três Pinheiros é uma opção imperdível, com animais exóticos e o Minimundo. O City tour de Jardineira também é uma excelente forma de conhecer os principais pontos turísticos com as crianças.
  • Para casais: Uma visita à Cervejaria Berg Bier pode ser um passeio romântico e saboroso. Além disso, um jantar à luz de velas em um dos restaurantes locais, seguido de um relaxante banho nas termas, pode ser a combinação perfeita para um encontro a dois.
Parque da cachoeira em Ipira SC, cidade ao lado de Piratuba SC

Eventos e festivais: a cultura de Piratuba em destaque

A vibrante cultura de Piratuba não se limita apenas à sua rica história e tradições diárias, mas também se manifesta em seus inúmeros eventos e festivais que ocorrem ao longo do ano.

Estes eventos são uma celebração da identidade da cidade, reunindo moradores e turistas em uma atmosfera festiva e acolhedora. Se você está se perguntando o que fazer em Piratuba para mergulhar na cultura local, os festivais e eventos são a resposta.

Festivais Gastronômicos e Eventos Culturais

  • Festival Gastronômico de Piratuba: Realizado no inverno, este festival é uma celebração dos sabores locais. Com pratos típicos das influências italiana, alemã e cabocla, é uma oportunidade imperdível para os amantes da boa comida. Além dos pratos, apresentações culturais e musicais dão o tom da festa.
  • Festa do Colono: Uma homenagem à herança agrícola da cidade, este evento celebra os trabalhadores rurais e suas tradições. Com desfiles, danças folclóricas e muita música, é uma verdadeira imersão na cultura cabocla.
  • Oktoberfest de Piratuba: Inspirado no famoso festival alemão, a Oktoberfest de Piratuba é uma celebração da herança germânica da cidade. Cervejas artesanais, danças típicas e trajes tradicionais transformam a cidade em uma pequena Alemanha.
  • Festival de Verão: Realizado nos meses mais quentes, este evento celebra a estação com atividades ao ar livre, shows musicais e muita diversão à beira das piscinas termais.
  • Encontro de Corais: Uma celebração da música e da arte, este evento reúne corais de toda a região para apresentações que emocionam e encantam. A acústica especial da cidade torna cada nota ainda mais mágica.
Oktober Fest em Piratuba SC

Estes são apenas alguns dos muitos eventos que Piratuba tem a oferecer. Cada festival é uma oportunidade de mergulhar na cultura local, conhecer novas pessoas e criar memórias inesquecíveis.

Então, ao planejar sua visita, considere alinhar sua viagem com um desses eventos. Você não apenas descobrirá o que fazer em Piratuba, mas também vivenciará a essência da cidade em sua forma mais pura e vibrante.

Como chegar em Piratuba: dicas de transporte

Aqui estão algumas dicas práticas para facilitar sua jornada.

Acessos rodoviários e aeroportos próximos

  • De carro: Piratuba está bem conectada por rodovias. Se você vem do norte ou sul do país, a BR-282 é a principal via de acesso. Já para quem vem do estado vizinho, Rio Grande do Sul, a BR-153 é a rota mais direta. As estradas são bem sinalizadas e, em sua maioria, em boas condições, tornando a viagem tranquila e cênica.
  • De ônibus: Várias empresas de ônibus operam rotas que conectam Piratuba a cidades importantes como Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba. A rodoviária da cidade é bem localizada, facilitando o acesso a hotéis e principais atrações.
  • De avião: Embora Piratuba não tenha um aeroporto próprio, o Aeroporto de Chapecó é o mais próximo, localizado a cerca de 160 km de distância. De lá, é possível alugar um carro ou pegar um ônibus direto para Piratuba. O aeroporto recebe voos de várias partes do Brasil, tornando a logística de viagem mais simples para aqueles que vêm de longe.

Ao planejar sua viagem, lembre-se de verificar as condições das estradas e os horários dos ônibus ou voos. Com um pouco de planejamento, sua chegada a Piratuba será tão agradável quanto sua estadia.

E, uma vez na cidade, a única coisa que restará será descobrir o que fazer em Piratuba e mergulhar nas maravilhas que a cidade tem a oferecer.

Vista de cima de Piratuba SC

Por que Piratuba é um destino imperdível

Ao longo deste artigo, navegamos pelas águas termais, trilhas cênicas, festivais vibrantes e sabores inesquecíveis de Piratuba. Esta cidade, rica em cultura e beleza natural, se apresenta como um convite aberto àqueles que buscam uma experiência de viagem autêntica e revigorante.

Recapitulando as maravilhas de Piratuba

Seja você um amante da natureza, um entusiasta da história ou um aficionado por gastronomia, Piratuba tem algo especial a oferecer. As termas relaxantes, os passeios históricos de Maria-fumaça, os festivais que celebram a herança cultural da cidade e a culinária que reflete as influências italianas, alemãs e caboclas são apenas algumas das maravilhas que esperam por você.

Ao se perguntar o que fazer em Piratuba, a resposta é simples: viva e respire a cidade. Mergulhe nas suas águas, saboreie seus pratos, participe de seus eventos e, acima de tudo, conecte-se com sua essência.

Em um mundo repleto de destinos turísticos, Piratuba se destaca como um refúgio genuíno, onde cada momento é uma oportunidade para criar memórias duradouras. Portanto, ao planejar sua próxima viagem, considere Piratuba. Garantimos que será uma experiência que ficará com você para sempre.

Perguntas frequentes (FAQ)

Se você ainda tem dúvidas sobre o que fazer em Piratuba ou quer detalhes adicionais para planejar sua viagem, nossa seção de Perguntas Frequentes está aqui para ajudar.

Reunimos as questões mais comuns dos viajantes e fornecemos respostas claras para garantir que sua experiência em Piratuba seja inesquecível.

Centro do convenções de Piratuba SC

Quais são as principais atrações turísticas de Piratuba?

Piratuba é um tesouro de atrações para todos os gostos. Entre as principais, destacam-se as Termas de Piratuba, onde visitantes podem relaxar em águas termais com propriedades terapêuticas. Além disso, a cidade oferece aventuras como rapel e escalada, bem como locais históricos como a Estação Ferroviária e a Casa da Memória. Se você está se perguntando o que fazer em Piratuba, saiba que as opções são variadas e encantadoras, desde passeios culturais até atividades ao ar livre.

Em que época do ano acontece a Oktoberfest de Piratuba?

A Oktoberfest de Piratuba é uma celebração da herança germânica da cidade e geralmente ocorre no mês de outubro, seguindo a tradição do famoso festival alemão. Durante o evento, os visitantes podem desfrutar de cervejas artesanais, danças típicas e trajes tradicionais. É uma excelente oportunidade para quem quer descobrir o que fazer em Piratuba e mergulhar na cultura e tradições locais.

Existem opções de hospedagem econômicas em Piratuba?

Sim, Piratuba oferece uma variedade de opções de hospedagem para todos os bolsos. Além do luxuoso Thermas de Piratuba Park Hotel, a cidade conta com pousadas e hotéis mais econômicos e aconchegantes. É fácil encontrar acomodações que se encaixem no seu orçamento e proporcionem uma estadia confortável e memorável.

Como é a influência da culinária alemã na gastronomia local?

A culinária de Piratuba é profundamente influenciada pela herança germânica. Isso se reflete em pratos como salsichas, chucrutes, pães e tortas tradicionais. Além disso, a cidade abriga eventos como a Oktoberfest, onde a comida alemã é a estrela.

Há atividades em Piratuba adequadas para crianças e famílias?

Definitivamente! Piratuba é um destino perfeito para famílias. O Parque dos Três Pinheiros, por exemplo, é uma atração imperdível com animais exóticos e o Minimundo. Além disso, o City tour de Jardineira oferece um passeio guiado pelos principais pontos turísticos, ideal para famílias com crianças.

avatar

Phillippe Santana

Editor no Pra Onde Vou

Apaixonado por tecnologia e inovação, tenho uma mente curiosa que está sempre em busca de novos desafios e aprendizados. Quando não estou imerso no mundo digital, estou explorando novos destinos e culturas, viajando pelo mundo nas minhas horas vagas. Meu amor por descobertas e aventuras se reflete em cada post que escrevo, e espero que se inspirem com cada leitura 🧑‍💻✈️🌎